29/01/2018
Hoje, esquecer a Carteira de Motorista em casa dá uma grande dor de cabeça. O condutor tem que pagar uma multa de R$ 88,38, além de ter o carro retido até apresentação da carteira. Mas a partir de fevereiro, a CNH poderá ser acessada por meio de um aplicativo.
No entanto, apenas quem tiver a CNH de papel com QR Code poderá usar esse serviço. Segundo o Denatran, as carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já possuem essa tecnologia.
Como obter a CNH digital?
Tudo começa com o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran) Depois, o motorista precisa ir ao Detran para confirmar os seus dados e provar que é realmente o usuário cadastro. Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet. Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor.
Quando os dados são confirmados pelo Detran, já é possível solicitar um código de ativação para a versão eletrônica, que é enviado por e-mail. Em seguida, o motorista baixa o aplicativo da CNH Digital e faz o login com a senha do portal e digita o código de ativação. Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos e está pronto para usar a Carteira de Motorista digital.
Mas e se eu não tiver internet?
Se o seu pacote de dados acabar, não precisa ficar desesperado. A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível offline.
Quais são as funções do aplicativo?
O aplicativo permite visualizar a Carteira de Motorista frente e verso e o QR Code. Além disso, também possibilita exportar e compartilhar o arquivo da CNH (email ou whatsapp) para utilizá-la em situações que exijam um documento autenticado.
No dispositivo, só é possível ter acesso a uma Carteira de Motorista ao mesmo tempo. Para instalar uma outra CNH digital, o usuário deve bloquear a versão eletrônica instalada por meio do Portal de Serviços do Denatran.
(Portal da Revista Autoesporte)
Olá! Preencha os dados abaixo para conversar no WhatsApp.